08/06/2018

7 Dicas para vender seu imóvel

Quero Vender meu imóvel:

1º Passo: Apresentação do Imóvel! É quase que um pedido pessoal. A maioria dos anúncios têm fotos sofríveis, de cantos da casa com bagunça, sem iluminação, fotos sem resolução. Lembre-se que você está tentando vender um bem de centenas de milhares de reais. Câmeras DSLR são primordiais para fazer boas fotos. Sabe aquele velho ditado de que a primeira impressão é a que fica? Bom, aqui as fotos serão a primeira impressão e elas vão definir se o comprador desejará visitar o seu imóvel ou esquecê-lo e procurar outro.

2º Passo: Apresentar a região e o entorno do imóvel:  Não esconda a localização correta. Mostre as vantagens do seu imóvel e do que podem fazer a pé, por exemplo. Compradores DETESTAM não saber a localização do imóvel. Mesmo que seja um local ruim, na hora da visita é melhor que o comprador já tenha visto e digerido os fatores negativos. “SURPRESA!” só é eficiente quando são boas surpresas. Eu só vi fotos de satélite dos imóveis que eu vendi. Assustador mas é verdade.

3º Passo: Apresentação e Limpeza.  Esse é um outro pedido pessoal. Por favor, não coloque no mercado um imóvel que precisa de um mês de faxina e manutenção. Nunca tente vender imóveis sujos, detonados, repletos de problemas elétricos e hidráulicos. Se possível, invista para deixá-lo apresentável, quase que com cara de “pronto para se mudar”. Um imóvel detonado passa a impressão de que ele nunca foi bem cuidado e que aparecerão inúmeras surpresas negativas no futuro. A maioria das pessoas gosta de comprar imóveis bonitos, funcionais, bem pintados (nada de cores psicodélicas… sempre fique com as cores claras). Tudo isso passa a sensação de que o Comprador terá menos trabalho, menos obra, menos stress.

4º Passo: Chegamos no ponto mais importante: a Precificação correta. É muito comum vendedores ficarem perdidos com o preço correto e tenha a certeza de que se pedir muito acima do justo, você não terá nenhuma ligação, quanto mais visitas.  É MUITO IMPORTANTE BUSCAR UMA IMOBILIÁRIA COM CORRETORES CAPACITADOS PARA FAZER AVALIAÇÃO DO IMÓVEL. Uma coisa comum que acontece, é que os corretores com medo de falar o preço real do imóvel, falam o preço mais alto para agradar o vendedor, o problema é que após isso não vai gerar nenhuma visita muito menos a venda do imóvel.

5º Passo: Anunciar no mercado! Agora que o imóvel está pronto para ser anunciado, é importante verificar onde a imobiliária que você escolheu faz seus anuncios, quais portais, quantidade de visitas em seu próprio site, se possui departamento de marketing dentro da empresa. De nada adianta um imóvel bonito com preço bom se ninguém o enxerga.

6º Passo: Visitação. Como seu imóvel está com material de apresentação de qualidade, preço justo, descrição resumida impecável, as visitas vão ocorrer. Em um mercado normal, esteja certo disso. Mostre as qualidades em primeiro. Faça o comprador se imaginar morando ali e criando boas lembranças. Vender imóvel é quase como conquistar uma pessoa, tem que dar Match! Em relação à procura, saiba que se todos os passos anteriores forem bem realizados, caso algum comprador marque visitas na sua região, uma delas será no seu imóvel. Se estiver sentindo baixa procura, volte para o passo 4 e faça um ajuste na precificação. “Anunciei por R$ 500mil e ninguém apareceu!” É por que está caro. Apareceria um monte de gente se você anunciasse por R$ 300mil (exagerei para você entender)! Então, compradores existem e estão a procura de oportunidades. Se não apareceu ninguém, desculpe ser eu a pessoa a te falar, é porque está caro. E se você quer vender, anuncie no preço correto.

7º Passo: Você recebeu propostas! Estude-as com calma. Você poderá receber propostas  como colocar carros, terrenos, boi (é sério, já me ocorreu) e jóias na história. Não rejeite ou aceite de imediato, mas não demore para dar um retorno . Um comprador rapidamente se coloca em posição de jogador de poker e aguardará pela sua resposta, ansioso para comemorar, mesmo que tenha pago um preço alto. Se aceitar a proposta, a imobiliária providenciará todos os tramites legais do processo de compra.

 

Fonte: Pedro Kazan – Profissional do Mercado Financeiro, Consultor Empresarial, Engenheiro de Produção, Empreendedor, adaptado por Rafael Losch

Rafael Losch
Postado por: Rafael Losch

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

  • Rafael Losch
  • +55 54 8403 2915
  • rafalosch@gmail.com