26/09/2016

Automação Residencial, você ainda vai ter uma e vai ser logo.

Com a evolução da tecnologia, uso intenso dos smartphones e cada vez mais a necessidade de praticidade e facilidade dentro das residências, a Automação Residencial se torna uma ferramenta essencial para diversas pessoas.

Mesmo sendo realidade e crescendo a cada dia, é comum o desconhecimento do poder que esta tecnologia tem e seus benefícios para quem a adquire. Pois bem, neste artigo tentaremos esclarecer o que de fato é e para que serve a Automação Residencial.

auto1

O que é?

A Automação Residencial é uma tecnologia que visa integrar diversos tipos de sistemas, como por exemplo,  iluminação, persianas e climatizadores para que seu controle seja feito de forma mais facilitada e por vezes autônoma, sem a intervenção humana.  Um exemplo disso, é a utilização de sensores de luminosidade que podem fechar as persianas para não danificar os móveis da residência.

auto2

O que é possível automatizar?

São inúmeros os sistemas que podem ser automatizados, dentre eles os que são mais comuns:

  • Iluminação;
  • Climatização;
  • Persianas e Cortinas;
  • Equipamentos de áudio e vídeo;
  • Banheira e piscinas;
  • Segurança.

auto3

Facilidades e vantagens

Você já chegou em uma sala de TV e viu diversos controles remotos com inúmeros botões? E pior, não sabia qual utilizar para poder assistir um simples programa de televisão?  Uma das grandes vantagens na utilização da automação é a facilidade no uso dos sistemas de áudio e vídeo, por meio de apenas uma tecla, por exemplo “assistir TV”, todos os equipamentos ligam na configuração certa sem que você necessite de um curso para operar o seu sistema.

Chegar em casa com a temperatura ideal  é outra grande vantagem que a automação proporciona, do seu celular com acesso à internet, você pode escolher a temperatura dos ar condicionados ou calefação e chegar ao lar para aproveitar com a sua família.

Outra vantagem é a programação de “cenários”, configurações gravadas no sistema para situações do dia-a-dia. Selecione “jantar romântico” e as luzes se ajustam, o som liga em uma música especial e as persianas fecham para maior privacidade.

Receber notificações que sua porta abriu ou que há um vazamento de gás, são apenas dois exemplos do que um sistema automático de segurança pode fazer para aumentar a tranquilidade do cliente, além disso por meio do mesmo aplicativo é possível ativar o alarme e trancar as portas e janelas.

São inúmeras as vantagens que a Automação Residencial proporciona, além é claro de valorizar o imóvel e ser um facilitador na hora da venda.

auto4

Mercado

Na região norte do estado é crescente a procura por sistemas automatizados, além disso, prédios já estão sendo construídos com a preparação (tubulações) para a futura instalação dos equipamentos.

No mundo corporativo também é grande a procura, vários escritórios apostam nesta tecnologia para reduzir a perda de tempo, aumentar a sua produtividade e impressionar seus clientes.

Os valores de investimento variam de acordo com a necessidade de cada projeto, mas um fato é inegável, a valorização do imóvel é seguramente maior que o investimento base, tornando-se uma boa escolha.

Por: Guilherme D’Agostini Annes -Engenheiro de Automação-Proprietário da empresa Domum Áudio Vídeo Automação

 

Rafael Losch
Postado por: Rafael Losch

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

  • Rafael Losch
  • +55 54 8403 2915
  • rafalosch@gmail.com