08/04/2015

Chineses constroem o primeiro prédio do mundo feito com impressora 3D

china Nos últimos anos, as impressoras 3D têm evoluído rapidamente na versatilidade de objetos que são capazes de construir. Agora, a companhia chinesa WinSun chegou a um novo marco no setor: a construção do primeiro prédio do mundo feito a partir do uso desta tecnologia.

Criado com uma impressora 3D com uma tecnologia proprietária da companhia chinesa, que usa como matéria-prima uma mistura de resíduos industriais e materiais de construção, o edifício de cinco andares e área de 1.100 metros quadrados está exposto no Parque Industrial de Suzhou.

O prédio foi montado a partir das peças criadas por uma impressora 3D com 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e 40 metros de comprimento, e teve a sua estrutura reforçada com metal para se enquadrar aos padrões de construção exigidos pelas autoridades.

De acordo com a companhia, o processo de construção utilizado no prédio proporciona uma economia de 30% a 60% de resíduos, pode diminuir o tempo de construção de um edifício entre 50% e 70%, e tem custos com mão de obra reduzidos para um valor entre 50% e 80% das construções tradicionais — o valor do prédio teria sido de US$ 161 mil, de acordo com a WinSun.


Não se trata da primeira façanha do tipo da companhia chinesa: em março de 2014, ela construiu 10 casas em 24 horas com a sua tecnologia de impressão 3D. No futuro, a WinSun afirma que pretende aplicar o seu método de construções a escalas ainda maiores, como pontes e arranha-céus.

Fonte: O Globo – Adaptado por Resumo Imobiliário.

Rafael Losch
Postado por: Rafael Losch

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

  • Rafael Losch
  • +55 54 8403 2915
  • rafalosch@gmail.com